Equipe da Saúde de Itaporanga realiza ação em Cadeia Pública do Município

1

 

Com a finalidade de levar um atendimento básico de saúde aqueles que por conseqüências sociais não dispõem da liberdade natural de ir a um Posto de Saúde da Família (PSF), a Prefeitura Municipal de Itaporanga através da Secretaria Municipal de Saúde, disponibilizou uma equipe com Médio e Enfermeiro para prestar o atendimento na Cadeia Pública do Município.

A ação foi realizada na tarde de quinta-feira(12), e estiveram prestando o serviço o Médico Drº. Antônio Nunes de Farias e o Enfermeiro José Emanoel Leite Pereira (Nel de Duvan), que também é vereador, eles fazem parte da equipe que compõe o PSF Mãe Burrego.

 

2

 

Foram cumpridos vários procedimentos, dentre os quais: consulta médica, ausculta cardíaca, ausculta torácica, aferição de pressão arterial(PA), requisição de exames e prescrição de medicamentos, onde os quais também serão disponibilizados pela Farmácia do Município.

Foram atendidos 16 presidiários, todos do sexo masculino, as problemáticas identificadas foram Epilepsia, Hipertensão, Processo Gripal, Processo Alérgico, Lombalgia (dor nas costas), DNV (Distúrbios Neuro Vegetativo), Otite, Gastrite, Sinusite, Diabetes, Dor Torácica e  Suspeita de Pneumonia(sendo necessário exames de constatação).

O médico Drº. Antônio confessou sensibilizado pelas condições em que vivem os detentos, “Eles vivem de certa forma esquecidos aqui dentro, independente da separação social, somos todos humanos e precisamos do mínimo para sobrevivermos, estou perto de me aposentar e já começo a pensar em me dedicar a esse tipo de projeto, levar a saúde básica a quem precisa”, aprontou.

Para a secretária Aparecida Conserva, “Esta é uma das ações em que pretendemos expandir como projeto, disponibilizando a equipe do PSF aqueles impossibilitados de irem ao Posto Médico, não só na cadeia, iremos estender a outras necessidades também, estamos fazendo um mapeamento para atingirmos as nossas metas, esse é o nosso compromisso”, finalizou.

 

 

 

 

ASCOM

Deixe uma resposta