Site criado na Paraíba promove venda de obras de artistas visuais

glocal

 

Após se deparar com falta de espaço de divulgação para as artes visuais, o fotógrafo e jornalista Vinnie de Oliveira decidiu criar um marketplace – um site em que o vendedor se cadastra gratuitamente para comercializar seus produtos – apenas para obras desse tipo.  “Eu tenho trabalhos que considero bons, mas nunca tive a oportunidade de expor. A partir disso, eu fui avaliar o mercado e percebi que essa necessidade não é só minha, é de uma gama imensa de artistas do Brasil e do mundo”, contou Vinnie, que é carioca e se radicou na Paraíba.

Vinnie percebeu que muitos artistas não têm muito domínio da internet e não sabem fazer uma loja virtual. Com isso, ele se juntou ao desenvolvedor de aplicativo Luciano Nobre e ao desenvolvedor de web Rimenes Ribeiro para criar a startup Glocal Arts. Na plataforma, qualquer artista pode se cadastrar, seja profissional ou amador, iniciante ou experiente. Também tem espaço qualquer tipo de arte visual: fotografia, pinturas clássicas, contemporâneas e até grafite.

“Eu mesmo já consegui vender uma fotografia minha. Tive a oportunidade de realizar esse sonho de vender uma obra minha. É um orgulho para mim, como artista”, comentou Vinnie.

De acordo com ele, um dos principais objetivos do produto é fomentar a economia criativa. A exposição das obras no site é gratuita e só é cobrada uma comissão depois da venda da peça, para manter o funcionamento do site.

Criado em 13 de abril deste ano, o site já tem cerca de 300 obras de 50 artistas expostas. São mais de R$ 300 mil em produtos, cujos preços variam de R$ 100 a R$ 25 mil, conforme explicou Vinnie. A perspectiva é que o número de obras à venda aumente ainda mais devido a parcerias que o Glocal Arts está firmando com instituições como o Centro Cultural Piollin, a Estação Cabo Branco e a Prefeitura de Olinda.

Além da venda, a plataforma também dá ao artista a oportunidade de mostrar seu perfil. Os grafiteiros, por exemplo, podem expor os trabalhos para serem contratados para fazer outros. Também há a opção apenas de expor a obra, sem necessariamente colocá-la à venda.

Reconhecimento
O Glocal Arts foi selecionado para a final da etapa nacional do Demo, que é o maior evento mundial de lançamento de produtos. O evento será realizado nos dias 3 e 4 de junho no Rio de Janeiro. A startup foi uma das 10 selecionadas na eliminatória do Nordeste, realizada em Maceió.  Nessa nova etapa, 34 produtos brasileiros concorrem às seis vagas disponíveis para a final mundial, que acontece em novembro no Vale do Silício, na Califórnia, Estados Unidos.

 

 

 

 

 

 

 

 

G1PB

Deixe uma resposta